Elos Clube de Tavira

Abril 07 2011

ELOS CLUBE DE TAVIRA COMEMORA 26º. ANIVERSÁRIO

 

No dia 27 de Março de 2011, no Hotel Porta Nova, Tavira, teve lugar a reunião elista em que o Elos Clube de Tavira comemorou o seu 26º. Aniversário.

 

Esta associação, sem perda da sua identidade como unidade no âmbito do Elos Internacional, tem prestado relevantes serviços a Tavira. Designadamente com a oferta do Monumento das Descobertas à Cidade, a iniciativa para designação da Rua da Comunidade Lusíada e um sem número de palestras, concursos literários e outras realizações que vai sistematicamente abrindo à comunidade cultural em que se integra.

 

O jantar festivo, antecedido dos momentos protocolares – saudação às bandeiras, oração elista e secretariado – foi presidido pela CE Maria Isabel Fernandes Dias, Presidente do Clube. Participaram ainda a totalidade do elenco directivo, o Presidente da Assembleia Geral, CE Luís de Mello e Horta e o Presidente o Conselho Fiscal CE Vasco Vieira da Motta, além de muitos elistas e convidados que enchiam o salão. Representou o Município tavirense o Vereador José Manuel Guerreiro.

 

Também presente, a Presidente do Elos Clube de Olhão CE Armanda Dourado entregou uma placa ao clube aniversariante.

 

Apadrinhados pelo CE Jorge Correia, elista número um de Tavira, e que fez a respectiva apresentação, foram entregues o emblema e o diploma a dois novos elistas, Óscar Caeiro Pinto e o Prof. Dr. José Manuel M. Ferreira Coelho.

 

E foi precisamente ao Professor Doutor Ferreira Coelho, Médico  e atento investigador da História, a quem coube a extraordinária palestra a que se assistiu.

 

O autor analisou anatomicamente a representação iconográfica de uma relíquia, apresentada na pintura a óleo sobre madeira – um dos maiores valores da escola portuguesa do século XV –  os painéis de S. Vicente, da autoria de Nuno Gonçalves.

 

O detalhe morfológico de um fragmento do osso occipital, com a apresentação de elementos específicos anatómicos do mesmo, demonstraram a minúcia e o estado da arte num período, cerca de 100 anos anterior à publicação da grande obra de André Vesalius (Humani Corporis Fabrica, 1542).

 

Uma excelente lição e um estudo levado ao mais ínfimo pormenor, a que não são indiferentes as qualificações deste Professor que, além da Medicina, faz da História a sua outra paixão, as duas enfrentando com o maior rigor e precisão.

 

Para além dos parabéns devidos ao Elos Clube de Tavira pelo seu aniversário, também os merecerá pela qualidade da comunicação que ilustrou a noite festiva, só possível pelo excelente nível do palestrante – o Prof. Dr. Ferreira Coelho – que na sua ascendência tavirense se confessou interessado não apenas na História local, mas ainda no desenvolvimento do conceito de lusofonia no mundo.

 

L.H.

____________________________________

 

Foto (cedida por Fotografia Algarve/Tavira):

Aspecto parcial do salão, no momento em que o Prof. Doutor Ferreira Coelho fazia a sua Comunicação

 

publicado por Elos Clube de Tavira às 16:01

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Abril 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO