Elos Clube de Tavira

Novembro 13 2010

 

DISTRIBUIÇÃO DE PRÉMIOS

 

DISCURSO DO PRESIDENTE

 

 

Senhor Presidente da Câmara Municipal de Tavira

Senhores Membros do Júri

Senhores Concorrentes

Prezados Companheiros

Minhas Senhoras e meus Senhores

 

É com o maior prazer que saúdo V. Ex.ª, Senhor Presidente da Câmara Municipal de Tavira, tanto pelo gosto sincero de o termos entre nós como pelo apoio que a Câmara nos facultou na realização desta iniciativa. Permita-me realçar a disponibilidade do Elos Clube de Tavira para colaboração na política cultural concelhia e peço-lhe, Senhor Presidente, que nos convoque sempre que entender que poderemos ser de utilidade para os desígnios dessa política autárquica que é também a nossa.

 

Saúdo de seguida os ilustres membros do Júri a quem manifesto um especial agradecimento pelo árduo trabalho a que se dedicaram estudando e relativizando tantos textos concorrentes a estes nossos XI Jogos Florais. Nunca imaginámos quantidade tão grande e é com entusiasmo que registamos uma fortíssima dinâmica literária nacional.

 

Uma saudação também muito especial aos concorrentes que nos brindaram com 110 peças!!! Meus caros concorrentes: a vossa actividade é a expressão sublime da vitalidade da nossa Nação. E, numa época como esta em que estamos, despojados da capacidade produtiva de bens a favor de outros países em que essas produções são mais baratas, restam-nos a investigação científica e a criação artística. Em suma, resta-nos a valorização da nossa expressão, o aprimoramento do espírito.

 

E aqui entra a dimensão do humanismo lusíada que resulta da maioridade alcançada por todos os povos que algures no mundo e ao longo da História Portugal administrou e que hoje partilham um mundo livre de submissões institucionais. E porque os laços que hoje nos unem vêm sendo gostosamente tecidos em brocado, estamos numa harmonia plural de diferentes sotaques à volta da mesma língua que hoje é um inequívoco instrumento da paz.

 

Como alguém dizia sobre D. Francisco de Almeida, Vice-Rei da Índia, mais do que o poder bruto da artilharia e mais do que o poder gentil da diplomacia negociada sobre suaves alfombras, ele usou o poder inteligente desse modo gizando um futuro de glória para uma pequena e distante Nação que só com inteligência se poderia mover entre rivais bem mais poderosos, os donos do lago árabe que se transformou em mar português, esse a que hoje chamamos Oceano Índico.

 

Eis, pois, o que nos resta: apurarmos o espírito, aguçarmos a inteligência. Só desse modo a nossa pequena Nação se poderá mover entre tantos rivais bem mais poderosos. Hoje, como no tempo de D. Francisco de Almeida, num mundo globalizado. Só que então no âmbito duma globalização de que éramos os autores; hoje, numa em que somos as vítimas. Mas de nada nos valerá carpir sobre o leite derramado. Cumpre-nos, isso sim, garantir a sobrevivência nacional e isso só será possível se prosseguirmos objectivos de excelência. E se não temos excelentes reservas de petróleo, se não temos excelentes minas de oiro ao virar de cada esquina, se como D. João II mais não temos neste mundo globalizado do que as excelentes ruas para passear, tratemos daquela riqueza de que ninguém nos pode privar: as pessoas. Eis ao que andamos; eis ao que andaremos: a promover as populações. 

 

Então, se como dizia Virgílio Ferreira, «uma língua é o lugar donde se vê o mundo e em que se traçam os limites do nosso pensar e sentir», honremos este lugar donde vemos o mundo, alarguemos os limites do pensamento, sintamos mais força na vontade que nos rege.

 

Ilustres Senhoras e Senhores, Prezados Companheiros: aceitemos como nosso o importantíssimo desígnio de algo fazermos de muito concreto que ajude a nossa Nação e também as novas Nações que de nós nasceram. Tomemos a iniciativa e não nos quedemos parados à espera que os Governos façam aquilo que gostaríamos de ver feito e que, afinal, nós próprios podemos e devemos fazer.

 

O quê? Eis a questão!

 

Minhas Senhoras e meus Senhores, muito Prezados Companheiros: tenho a honra de anunciar em primeiríssima mão que, por sugestão do Elos Clube de Tavira, a Presidência do Movimento do Elos Internacional da Comunidade Lusíada assume a Campanha do Analfabetismo Zero como instrumento programático da sua acção em todo o espaço lusíada.

 

Assim, o combate ao analfabetismo adulto passa a ser um elemento estrutural da actuação do Movimento Elista espalhado pelo mundo e – à semelhança do que já sucede com a bandeira azul atribuída às praias limpas – também nós passaremos a atribuir a bandeira do “Analfabetismo Zero” às Autarquias lusíadas que comprovadamente erradiquem esse flagelo. E se o Regulamento da atribuição desse distintivo só agora vai começar a ser estudado, há que lançar de imediato o concurso de ideias para a bandeira a hastear nas Autarquias que o conquistem.

 

Minhas Senhoras e meus Senhores, Prezados Companheiros, aqui fica a notícia e daqui lanço o desafio a todos os desenhistas lusíadas para que nos tragam ideias para a «Bandeira do Analfabetismo Zero».

 

Esta, uma acção da sociedade civil que toma a iniciativa em prol do bem da grande Nação lusíada; este, um exercício de aprimoramento do espírito que ficará marcado pela Tavira que Vive Cultura.

 

Mãos à obra e muito obrigado pela atenção.

 

Tavira, 13 de Novembro de 2010

 

Henrique Salles da Fonseca

Presidente

publicado por Henrique Salles da Fonseca às 23:30
Tags:

RECEBIDO POR E-MAIL:

Prezado CE Sallles Fonseca, Presidente do Elos Clube de Tavira (PT):
A cada momento em que recebo informações de atos levados a efeito pelo Elos Clube de Tavira, tão bem presidido pelo CE Salles Fonseca, sinto o Elos Internacional da Comunidade Lusíada ganhar mais força e visibilidade.
Entendo que para se levar adiante projetos estabelecidos, dificuldades surgirão mas, o espírito elista, calcado no Humanismo Lusíada, delas dará conta e as comunidades
serão enriquecidas culturalmente.
Parabéns ao CE Salles Fonseca e a todos os demais membros desse Elos Clube tão pujante por tamanha tomada de atitude.
A "Campanha Analfabetismo Zero" será um dos novos marcos e pilares do Elismo. Afinal, a língua portuguesa está presente de forma primordial no Elismo quanto a sua preservação e expansão. A presença do Elos Clube de Tavira em Elos Internacional da Comunidade Lusíada contribui para que se alcance esse objetivo e haja mais cor na vida de outras pessoas.
Assim a cidadania surge e mantém seu objeto.
Peço-lhe que registre cada passo dessa essencial campanha para a vida da Comunidade Tavirense e encaminhe Relatório a esta Presidência, a fim de que se possa ir dando vida à elaboração de "Boletim Eletrônico " do Elos Internacional da Comunidade Lusíada. É preciso que todos os membros saibam o que acontece, no interior de cada Unidade Elista, para que a chancela "Elos Internacional da Comunidade Lusíada seja cada vez mais respeitada.
Conte de forma direta com esta Presidência em tão elevado projeto de projeção humana.
Com relação a premiação dos XI Jogos Florais do Elos Clube de Tavira (PT), envio os Parabéns e agradecimentos da Diretoria do Elos Internacional da Comunidade Lusíada. Mais uma vez o Elos Clube de Tavira se mostrou competente e atento a ações que promove anualmente.
Reforço a idéia de que é na ação junto à comunidade que mostramos a que viemos e, com certeza, a cidade de Tavira continuará a dar as mãos a iniciativas que foquem o Elismo.
Continua esta Presidência e a Diretoria do Elos Internacional da Comunidade Lusíada a disposição dos presentes elistas.
Tenham sempre sucesso em ações que encetarem!
Saudações elistas,
CE Maria Inês Botelho-Presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada
Henrique Salles da Fonseca a 14 de Novembro de 2010 às 19:34

Prezado Companheiro Salles Fonseca, Presidente do Elos Clube de Tavira (PT) e demais membros desse laborioso clube:
A alegria que invade o universo Elista é muito grande, pois que se percebe que as ações dos clubes e, em especial do Elos Clube em questão, se sobrepõe aos problemas que as comunidades enfrentam, como afirmou o Companheiro Presidente, neste mundo tão globalizado, e coloca elos da corrente em mãos especiais para a contribuição direta em projetos Elistas: o Poder Público local.
Parabéns! O mundo precisa de homens e mulheres que se dispõem a ter iniciativas favoráveis ao desenvolvimento do ser humano, ser cidadão e ousem indicar e agir sobre mudanças necessárias ao alcance de melhor qualidade de vida.
O mundo, afinal, pede que se semeie "sementes nobres" e haja "atitudes pacificadoras". Por isso, a leitura, a escrita, a interpretação do que este universo nos apresenta é fundamental ao melhor caminhar do ser humano.
Assim, em um evento que abarcou o valorizar mentes que constroem e solidifcam o espaço cultural de uma comunidade, ao encerrar-se o XI Jogos Florais, eis que um grande desafio foi posto à Mesa: a "Campanha do Analfabetismo Zero".
Assim, nova senda se abriu e há que se buscar vencer o desafio de conquistá-la. Mas, o Elos Clube de Tavira já tem bússula e conhecimento para iniciar a elaboração e execução de tão nobre projeto, tendo a certeza de que as Autoridades Elistas e todos os demais elistas dessa brilhante Constelação contribuirão com esse significativo projeto.
Tenham sempre em mente que a vida é sinônimo de comunhão.
Sejam felizes nessa batalha, que não é e nem será pequena, porém é de imensa importância para o mundo.
Estamos juntos nessa especialíssima iniciativa. Comecemos com a divulgação da mesma a todo o universo Elista.
"Somos anjos de uma asa só. Somente unidos poderemos voar."
Saudações elistas,
CE Maria Inês Botelho-Presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada
Maria Inês Botelho a 15 de Novembro de 2010 às 10:37

RECEBIDO POR E-MAIL:

Prezado CE Presidente
Parabéns pela iniciativa e pelo belo discurso. Que outros clubes o
copiem nas suas iniciativas e atividade elista, são os votos de um
elista do lado de cá do Oceano que não nos afasta mas sim nos
aproxima.Um abraço do
António Abraços
(Elos Clube do Rio de Janeiro)
Henrique Salles da Fonseca a 19 de Novembro de 2010 às 08:55

mais sobre mim
Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9

14




pesquisar
 
blogs SAPO