Elos Clube de Tavira

Fevereiro 23 2010

 

 
 
Marcada para o dia 23 de Março de 1985 cumpriu-se a programação e teve nesse dia lugar a cerimónia de constituição formal do Elos Clube de Tavira.
 
Revestia-se de enorme importância para o Movimento Elista a criação do primeiro Clube no Algarve, uma expansão em Portugal que desse modo se iniciava, acrescentando Tavira aos Clubes de Lisboa, Porto e Oeiras.
 
Na Igreja de Santa Maria teve lugar uma missa presidida pelo Reverendo P. Jacinto Rosa. Seguiu-se a apresentação de cumprimentos na Câmara Municipal, em cujo salão a comitiva foi recebida pelo respectivo Presidente, Engenheiro Joaquim Fialho Anastácio. O Presidente do novo Clube, Dr. Jorge Correia, apresentou os circunstantes, tendo o autarca manifestado a sua satisfação pela criação em Tavira de uma unidade elista.
 
Foi depois descerrada uma placa evocativa da Comunidade Lusíada, no pequeno Jardim situado no final da Rua Poeta Isidoro Pires, na sua confluência com uma nova artéria que estava a sofrer os últimos arranjos e que se iria denominar “Rua da Comunidade Lusíada”[1].
 
À noite, em jantar de gala, a Comitiva visitante, as entidades locais e os elistas tavirenses – estes num total de 29 assim constituídos no seu novo Clube – participaram o acto final do programa, com a outorga da Carta Constitucional.
 
Presidiu ao acto o Dr. Manuel Martins da Cruz, Vice-Presidente do Elos Internacional para a Europa e Ásia e, na presença do Vice-Presidente Internacional para a Expansão, Dr. António Pedro Cabrita, do Dr. José Maria Gonçalves Pereira, Presidente do Elos Clube de Lisboa, e outros dirigentes do Movimento, foram entregues os diplomas e distintivos aos membros do Elos Clube de Tavira.
 
Os diversos oradores foram unânimes em formular votos de longa vida ao novo Clube. Em nome do qual o seu Presidente, CE Jorge Correia, fez os agradecimentos encerrando a reunião o CE Martins da Cruz, que referiu a impossibilidade da presença do Presidente Internacional, reiterada a promessa de que em breve visitaria o Clube com toda a Directoria Internacional, numa reunião marcada para Tavira.
 
 Luís Horta
 


[1]Na Rua da Comunidade Lusíada e em frente à placa evocativa desta efeméride, situa-se hoje a Biblioteca Municipal. Um feliz acaso…
publicado por Henrique Salles da Fonseca às 08:59
Tags:

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9





pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO