Elos Clube de Tavira

Março 15 2010

 

Nas referências rebuscadas da nossa memória, ou constantes de registos públicos, como é o caso da imprensa da época, vamos recrutando o alimento para esta série, que intitulámos “Recordando”.
_________
 
 
O Elos Clube de Tavira, logo que se implantou, lançou sementes. Um dos seus dirigentes – Avelino Viegas – fora nomeado Governador do Distrito Elista 28 e nessa qualidade, fez interessar alguns dos seus companheiros de Clube na divulgação da mensagem elista. Avelino, Luís Horta e Armando Horta conseguiram que o irmão dos dois últimos – João Maria de Melo e Horta, então chefe do Serviço de Finanças de Tavira, mas residente em Olhão – se constituísse como coordenador de um grupo de amigos daquela vizinha localidade, para formação de um novo Clube.
 
Assim, o apelo vingou e, em meados de Junho de 1985, o Elos Clube de Olhão estava organizado e pronto a receber a sua Carta Constitutiva, o que viria a acontecer no mês de Julho. O seu primeiro Presidente foi a CE José Raminhos Correia Dourado.
___________
 
A visita a Tavira do Presidente do Elos Internacional, CE Jorge Guerreiro, em 20 de Julho de 1985, prometida desde a outorga da Carta, teve o seu epílogo numa sessão no Jardim do Castelo, em fim de tarde muito aprazível e num ambiente de muita cordialidade.
 
Jorge Guerreiro, em nome do Elos Internacional, apresentou cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal, Fialho Anastácio, na presença da Direcção do Elos C. de Tavira, presidida pelo CE Jorge Correia, muitos elistas e convidados.
 
Além da entrega de emblemas e diplomas a novos elistas e das várias intervenções das entidades presentes, o CE António Pedro Cabrita, Advogado e dirigente Internacional do Movimento, dissertou sobre “A toxicofilia na dependência”, num trabalho de conhecedor dessa problemática e que prendeu a atenção dos presentes.
 
Terminamos a nossa intervenção de hoje, com o fecho da notícia que, a este propósito, publicou o “Lestalgarve”, no seu nº. 101, de 8.Agosto.1985:
 
A importância sócio-cultural destas iniciativas, aliás abertas a inúmeros convidados, ficou patente na participação da assistência e no interesse demonstrado por mais esta realização do Elos Clube de Tavira”.
 
 Luís Horta
Presidente da Assembleia Geral 
Elos Clube de Tavira

 

 
publicado por Henrique Salles da Fonseca às 07:24
Tags:

mais sobre mim
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9





pesquisar
 
blogs SAPO