Elos Clube de Tavira

Janeiro 20 2011

  

 

Cientistas.jpg
 

 

 

 

 

 

Joana Marques, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto,

 

Liliana Bernardino, do Centro de Neurociências de Coimbra, e

 

Sílvia Barbeiro, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra,

 

 

 

 

 

são as três cientistas portuguesas galardoadas, este ano, com as Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência.

 

 

As três cientistas são, nesta 7ª edição do prémio, distinguidas pelos projectos que querem desenvolver e que podem vir a ter um impacto positivo no avanço da medicina.

 

Joana Marques quer descobrir quais os genes necessários para uma célula da pele reverter o seu desenvolvimento. A investigadora, de 32 anos, que trabalha no controlo do destino celular, no Serviço de Genética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, pretende aperfeiçoar a produção de células pluripotentes induzidas.

 

 

Liliana Bernardino, 30 anos, vai trabalhar com células estaminais para descobrir como é possível controlá-las para produzir neurónios suficientes e tratar a doença de Parkinson.

 

Já Sílvia Barbeiro, 35 anos, tem um projecto que exemplifica a importância da matemática nos processos de vida. A investigadora vai utilizar equações para explicar o que acontece ao colocar-se um dente artificial.

 

Cada galardoada recebe um financiamento de vinte mil euros para “prosseguirem projectos de investigação relevantes no âmbito das ciências da vida”.

 

Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência

 

“O Mundo precisa da Ciência e a Ciência precisa das Mulheres. Por isso, a L'Oréal Portugal, a Comissão Nacional da UNESCO e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia juntaram-se para promover as Mulheres na Ciência e, em 2004, lançaram as Medalhas de Honra L'Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência”.

 

O objectivo?

 

“Incentivar jovens investigadoras que efectuem a sua pesquisa em Portugal a prosseguir os estudos que, pela sua relevância para a saúde, qualidade de vida e ambiente, não devem ser travados por falta de apoio”.

 

http://www.nofemininonegocios.com/Medalhas-de-Honra-para-Mulheres-na-Ciencia.phtml

 

 

publicado por Henrique Salles da Fonseca às 00:09
Tags:

mais sobre mim
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9





pesquisar
 
blogs SAPO