Elos Clube de Tavira

Novembro 16 2010

 (*)

Biblioteca Municipal "Álvaro de Campos", Tavira

 

A sala de actos da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira estava literalmente cheia, para a cerimónia de encerramento dos XI Jogos Florais do Elos Clube de Tavira, que ali teve lugar na tarde do dia 13 de Novembro de 2010.

 

A Mesa foi constituída pelo Presidente do Elos Clube de Tavira, CE Salles da Fonseca, que convidou para o acompanharem, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Jorge Botelho, a Presidente do Elos Clube de Olhão, CE Armanda Dourado, os Membros do Júri, Engenheiro Tito Olívio Henriques e Dra. Manuela Rosado Beato, e a Profª. Maria Lúcia Melo Horta Alves, palestrante convidada. Estava presente, também, o Vice Presidente da Câmara tavirense Arquitecto Luís Nunes.

 

Aberta a sessão, o Presidente do Elos Clube de Tavira, após a saudação às bandeiras e as boas vindas às entidades, concorrentes, convidados e companheiros elistas, proferiu uma importante comunicação anunciando que, por sugestão do Elos Clube de Tavira, a Presidência do Movimento do Elos Internacional da Comunidade Lusíada assume a Campanha do Analfabetismo Zero como instrumento programático da sua acção em todo o espaço lusíada.

 

Assim, disse, “o combate ao analfabetismo adulto passa a ser um elemento estrutural da actuação do Movimento Elista espalhado pelo mundo e – à semelhança do que já sucede com a bandeira azul atribuída às praias limpas – também nós passaremos a atribuir a bandeira do “Analfabetismo Zero” às Autarquias lusíadas que comprovadamente erradiquem esse flagelo”.

 

O Presidente do Município mostrou-se agradado com a ideia lançada em primeira mão por Salles da Fonseca, reiterando a colaboração do seu Executivo para as acções e iniciativas concretas do Elos Clube, que considerou um parceiro estratégico para o desenvolvimento cultural da cidade e concelho de Tavira.

 

Após a intervenção da CE Júlia Silva, Directora do Protocolo e da Vice Presidente CE Maria Isabel Dias, que apresentou a palestrante, Maria Lúcia Horta Alves presenteou os circunstantes com uma dissertação sobre João de Deus, entrecortado por poesias que demonstravam a forte componente lírica da poesia do autor. O trabalho centrou-se mais na obra do que sobre os dados biográficos, não deixando embora de referir as facetas do seu carácter e a importância do grande encargo a que meteu ombros para a diminuição do analfabetismo reinante na sua época.

 

Assumiram depois a condução do encerramento dos Jogos Florais os CE’s Luís de Melo e Horta e Maria da Encarnação Vieira Santos. Nessa sequência, foram lidos todos os trabalhos e anunciados os seus autores, que receberam os equivalentes prémios, diplomas e, todos eles, uma flor, como é origem e tradição nos Jogos Florais.

 

Concorrentes classificados, por temas:

 

Prosa

 

1º. Prémio

Título – “Raiz, tronco e flor da Língua Portuguesa”; Autor – João Batista Coelho, de S. Domingos de Rana

2º. Prémio

Título – “Publicações e Homenagens”; Autora – Judite da Conceição Nunes Higino, de Portimão

3º. Prémio

Título – “José Fernandes Costa”;Autor - Vitor Manuel Capela Batista, do Barreiro.

 

Quadra

 

1º. Prémio

Título – "Quadra"; Autora - Maria Aliete Viegas Cavaco Penha, de Faro

2º.Prémio

Título – “O tempo passa a correr”; Autor – José António Palma Rodrigues, de Ganilhos / Aljubarrota;

3º.Prémio

Título – “Quem rouba não tem direito”; Autor - Vitor Manuel Capela Batista, do Barreiro

1ª. Menção Honrosa

Título - “Verdade”; Autor – Aníbal José de Matos, da Figueira da Foz

2ª. Menção Honrosa

Título – “Emoções de amor”; Autora – Maria Ruthe de Brito Neto, de Tavira.

 

Poesia Obrigada a Mote

 

1º. Prémio

Título – “A Rosa”; Autor – Alfredo dos Santos Mendes, de Lagos

2º Prémio

Título – “Magia de Amor”; Autora – Maria Ruthe de Brito Neto, de Tavira.

3º. Prémio

Título – “Uma flor misteriosa”; Autora – Maria Aliete Viegas Cavaco Penha, de Faro

1ª. Menção honrosa

Título – “Essa rosa que me deste”; Autor – António Isidoro Viegas Cavaco, de Faro

2ª. Menção Honrosa

Sem título; Autora – Júlia Maria Tavares Franco, de Cascais

 

Soneto

 

1º. Prémio

Título – “Que faço eu aqui”; Autor – José António Palma Rodrigues, de Ganilhos/Aljubarrota

2º. Prémio

Título – “Vivência do Poeta”; Autora – Maria Aliete Viegas Cavaco Penha, de Faro

3º Prémio

Título – “Um cacto”; Autor – José Correia Torres, de Lisboa

1ª. Menção Honrosa

Título – "Tentações"; Autor – José António da Palma Rodrigues, de Ganilhos/Aljubarrota

2ª. Menção Honrosa

Título – “O Amor”; Autora – Maria Aliete Viegas Cavaco Penha, de Faro

 

****

 

Após os agradecimentos que o Presidente dirigiu a todos quantos haviam tornado possível o êxito de que se revestiu esta edição dos Jogos Florais, foi encerrada a cerimónia. Seguiu-se um convívio informal para que foram convidados todos os presentes, reforçando laços de amizade e de companheirismo, no âmbito do prestígio cultural e social que o Elos Clube de Tavira empresta a todas as suas iniciativas.

 

Luís Horta

 

______________________________________________________________________

 

Tendo sido já publicada a excelente comunicação do Companheiro Elista Salles da Fonseca, Presidente do ECT, e para melhor conhecimento da qualidade de quanto foi presente a concurso, iremos inserindo durante as próximas semanas, os trabalhos premiados, por modalidades.

 

 

(*) http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://c5.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/b1a04a4ff/6836534_Mv7aa.jpeg&imgrefurl=http://casaalvarocampos.blogs.sapo.pt/2010/07/&usg=__FNKWmakuHoT51pDUJ-nWE72a4Xc=&h=266&w=400&sz=42&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=FoFAMeGFslAEZM:&tbnh=117&tbnw=176&prev=/images%3Fq%3Dbiblioteca%252B%25C3%2581lvaro%252BCampos%252BTavira%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26rlz%3D1T4SUNA_enPT292PT293%26biw%3D1020%26bih%3D535%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=420&ei=HyjiTLbeBoi6jAe455jIAQ&oei=HyjiTLbeBoi6jAe455jIAQ&esq=1&page=1&ndsp=15&ved=1t:429,r:1,s:0&tx=84&ty=56

publicado por Henrique Salles da Fonseca às 05:51
Tags:

mais sobre mim
Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9

14




pesquisar
 
blogs SAPO