Elos Clube de Tavira

Setembro 05 2010

Há Homens que lutam um dia e são bons; há outros que lutam um ano e são melhores; há aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Porém há-os que lutam toda a vida, os imprescindíveis!

Bertolt Brecht (1898-1956)

 

 

Prezadas Autoridades Elistas,

prezados membros de Unidades Elistas:

 

É com muito, mas muito pesar e imensa tristeza, que informamos que o digno CE Dr. Máximo Gonzales Donoso, Grande Líder da Família Elista, faleceu nesta noite, na cidade de Londrina (PR-BR), tecendo mensagens significativas ao Elos Internacional da Comunidade Lusíada. O amor ao Elismo era sinônimo de vida em plenitude, de vida cidadã para esse Artífice do Bem.

 

Pensar sobre o significado especial que teve o CE Dr. Máximo Gonzalez Donoso para o "Movimento Elista" é transcender o tempo físico. É ter o conceito de Elos bem introjetado, amalgamado, carregado de desejos e ações para alcançar um "mundo sem desavenças ou guerras".

 

Apresentava, o nosso estimado companheiro, visão de mundo aberta para a prevalência do Ideário Elista nas comunidades onde as Unidades Elistas se encontram instaladas. Defendia a atuação das mesmas, fortemente, junto às suas comunidades, para que "o legado" fosse nelas cristalizado. Enfatizava, o nosso ilustre Presidente do Conselho Superior Consultivo do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, que quanto "maior for o entendimento da razão de ser do elismo, maior será a emoção, a honra de ser elista."

 

Portanto, neste momento em que o Elos Internacional da Comunidade Lusíada coloca sobre si o LUTO, é necessário ter em mente que a responsabilidade de todos nós, elistas, alcançou níveis altíssimos: temos que manter, de forma impoluta, o seu chamamento à razão é à defesa intransigente do Elismo.

 

É preciso rememorar o trabalho apresentado pelo companheiro Máximo no decorrer da Conferência da Sessão Solene de instalação da XXIV Convenção Internacional da Comunidade Lusíada, realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ-BR), no período de 23 a 26 de outubro de 2003:

 

Haveremos de resistir às adversidades, às decepções e encarar o Movimento Elista com o otimismo e o ideal que nos foram legados pelos nossos fundadores. Só descumpriremos nosso ideário se não soubermos entender, transmitir, difundir e preservar, de forma intransigente e missionária, nossa Carta de Princípios Elistas.

 

Sejamos, pois, partícipes cada vez mais comprometidos com os elos da corrente, que precisam se encontrar altamente "conjugados", a fim de que haja, continuadamente, crescimento em número e qualidade do Elos Internacional da Comunidade Lusíada e a geração de valor, para todos os elistas, seja a sua premissa.

 

Para o companheiro Máximo registramos, neste significativo momento de dor e de perda corpórea, o agradecimento do Elos Internacional da Comunidade Lusíada pela sua luta incessante em prol da vida com o predomínio da ética, da família, da congregação dos homens, da valoração do ato elista na e pela comunidade, da defesa e preservação da língua portuguesa, com destaque para "a salvaguarda da nossa cultura".

 

Afinal, a Carta de Princípios Elistas traça parâmetros para as ações elistas alcançarem, com ótima performance, as suas finalidades imbricadas nos objetivos e em metas estabelecidas.

 

Tomando parcela do poema do elista Ivan de Almeida Garret (Curitiba-PR/BR), contido na obra "Elistas Escrevem III, esta Presidência do Elos Internacional da Comunidade Lusíada ressalta a sua essência para apresentar o perfil do CE Dr. Máximo Gonzalez Donoso, pessoa extremamente competente em suas ações e capaz de impactar ambientes com a sua marcante presença:

 

" SER CAPAZ"

 

(...)

Ser capaz de mensurar...

Ser capaz de ouvir...

Ser capaz de ver...

Ser capaz de crer...

Ser capaz de amar...

Ser capaz de julgar...

Ser capaz de perdoar...

Ser capaz de unir...

Ser capaz de recomeçar...

Ser capaz de chorar...

Ser capaz de aceitar uma derrota...

Ser capaz de encontrar a si próprio...

Ser capaz de silenciar...

Ser capaz de semear...

Ser capaz de confiar...

Ser capaz de sentir os aromas...

Ser capaz de evoluir...

Ser capaz de ser um filantropo...

 

A trajetória do elista, Presidente do Elos Clube de Londrina, Governador do Distrito Elista-4, VPIAS, Presidente do Conselho Superior Consultivo do Elos Internacional, Presidente de Honra do Conselho Superior Consultivo do Elos Internacional e Presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada deixa marcas indeléveis no tempo e nos corações dos abnegados elistas, oferecendo a certeza de que "tudo vale a pena, se a alma não é pequena" e que as nuances que o tempo apresenta nunca conseguirão apagar a sua imagem e os seus atos , pois era "elista convicto."

 

Enviamos à Família Donoso sentimentos de pesar e de respeito frente à perda do insubstituível CE Dr. Máximo Gonzales Donoso, em nome do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, composto de:

-Diretoria Internacional,

-Vice-Presidentes para os Continentes,

-Governadores de Distritos Elistas,

-Unidades Elistas.

 

Lembramos que o CE Máximo será, sempre, luz maior da Constelação Elista pós-contemporânea e que pelas portas do BEM que na Terra, quando em vida, abriu, já se encontra inserido no Paraíso Celeste.

 

Obrigado, CE Máximo Gonzalez Donoso, por ter permitido aprendermos, consigo, a sermos elistas convictos e a traçarmos um caminhar onde se estabeleceu e se mantém a face do BEM SOCIAL!

 

Maria Inês Botelho

Presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada

publicado por Henrique Salles da Fonseca às 20:08
Tags:

mais sobre mim
Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
17

22

28
29


pesquisar
 
blogs SAPO