Elos Clube de Tavira

Março 01 2010

 

CIDADE VELHA DE SANTIAGO
 
 
Em 1520 foi erguido o primeiro pelourinho na ilha
 
A Cidade Velha localiza-se no concelho da Ribeira Grande de Santiago, a 15 kms a oeste da cidade da Praia (actual capital do país).
 
A 10 de Junho de 2009 foi classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, após um concurso de votação pública, no qual participaram 27 monumentos edificados por Portugal no mundo.
 
Devido à sua rica história, manifestada por um interessantíssimo património arquitectónico, a 26 de Junho de 2009, a Cidade Velha foi considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
 
Esta foi a primeira cidade construída pelos europeus nos trópicos e a primeira capital do arquipélago de Cabo Verde.
 
A cidade desenvolveu-se e foi capital até 1770 quando esta função foi transferida para a Praia de Santa Maria (actualmente, Cidade da Praia).
 
A Cidade Velha acolheu dois grandes navegadores: Vasco da Gama (1497), a caminho da Índia e Cristóvão Cólon (1498) aquando da sua terceira viagem para as Américas.
 
Em 1990, a Cidade Velha contava com 2.148 habitantes.
 
 
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Construída em 1495 e por isso a mais antiga igreja colonial do mundo.
 
 
Ruínas da Sé
 
A Sé Catedral da cidade começou a ser construída em 1555 frente ao oceano. Foi atacada e totalmente danificada por piratas em 1712, tendo ficado em ruínas até à actualidade.
 
 
O Forte Real de São Filipe, que domina a cidade do alto de 120 metros, foi construído em 1590 para defender a cidade dos ataques de franceses e ingleses.
 
O Hospital foi edificado no ano de 1497 e constituiu o 6º elo da cadeia que uniu Tavira a Goa.
 
Henrique Salles da Fonseca
 
BIBLIOGRAFIA: Wikipedia
 
publicado por Henrique Salles da Fonseca às 09:00

O Elos Clube de Tavira-Portugal está a cumprir tarefa de especial monta: registrar e divulgar fatos que embasam a ação dos elistas no mundo e fortalecem as amarras do Elismo através da História Universal.
É tão digna e edificante essa ação que se torna relevante esta Presidência Internacional parabenizar os elistas de Tavira e reconhecer a importância dos mesmos no cenário do Elismo mundial.
Parabéns!
O Elos Internacional está a ganhar visibilidade e força por meio deste instrumento de comunicação social.
Sejam perseverantes e a História demonstrará que a certeza de que escolheram, acertadamente,o caminho o futuro o demonstrará.
Saudações elistas.
CE Maria Inês Botelho-Presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada
Maria Inês Botelho a 1 de Março de 2010 às 17:21

mais sobre mim
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9





pesquisar
 
blogs SAPO