Elos Clube de Tavira

Julho 19 2010

  http://catedral.weblog.com.pt/arquivo/bocage.jpg 

Manuel Maria Barbosa du Bocage

 

Conta-se que Bocage (o Manuel Maria Barbosa du), ao chegar a casa, certo dia, ouviu um barulho estranho vindo do quintal.

 

Chegando lá, constatou que um ladrão tentava levar os seus patos de criação.

 

Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro do quintal com os seus amados patos, disse-lhe:

 

- Oh, bucéfalo anácrono! Não te interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo acto vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo... mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com a minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.

 

E o ladrão, confuso, diz:

 

 - Doutor, afinal levo ou deixo os patos?

 

 Luís Santiago

 

Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage (Setúbal, 15 de Setembro de 1765 — Lisboa, 21 de Dezembro de 1805) foi um poeta português e, possivelmente, o maior representante do arcadismo lusitano. Embora ícone deste movimento literário, é uma figura inserida num período de transição do estilo clássico para o estilo romântico que terá forte presença na literatura portuguesa do século XIX.

in Wikipédia

 

publicado por Henrique Salles da Fonseca às 16:09
Tags:

RECEBIDO POR E-MAIL:

Mas as dificuldades de compreensão permanecem. Por isso andamos tão baralhados. Excepto os baralhadores habituais, mesmo sem o mesmo tipo de discurso do poeta dos sonetos da contrição final. A contrição ainda não os invadiu, aos nossos baralhadores, e menos a expiação. Estão ainda na fase da construção das capoeiras para patos, isto é para palmípedes bípedes, que até somos nós todos, bem acomodados na capoeira..
Berta Brás
Henrique Salles da Fonseca a 20 de Julho de 2010 às 08:42

mais sobre mim
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9





pesquisar
 
blogs SAPO