Elos Clube de Tavira

Fevereiro 19 2010

 

 
Estudo da Fortaleza de São Sebastião e da Capela de Nossa Senhora do Baluarte (séculos XVI a XIX)
por Viriato Caetano Dias
 
 
 
Resumo
 
O presente trabalho constitui um estudo sobre a ilha de Moçambique: Fortaleza de São Sebastião e a Capela de Nossa Senhora do Baluarte, no período compreendido entre os séculos XVI e XIX, período esse marcado pela dominação colonial portuguesa em Moçambique.
 
A importância da ilha de Moçambique começou a revelar-se com o estabelecimento do Tratado da Índia e com os acontecimentos navais no Oriente. Em 1544 -1545, quando D. João de Castro foi mandado governar a Índia, verificou, perante o suceder das ocorrências, da urgência de se levar a efeito a fortificação do porto e da ilha em geral. Foi assim que, em 1558, sob batuta de Miguel de Arruda, começa a construção da Fortaleza de S. Sebastião, a maior da África Austral.
 
 
Palácio dos Governadores
 
 Esta fortaleza era muito importante para Portugal, porque a ilha de Moçambique tinha-se tornado o entreposto da permuta de panos e missangas da Índia por ouro, escravos, marfim e pau preto de África, e era da ilha que partiam todas as viagens comerciais para Quelimane, Sofala, Inhambane e Lourenço Marques (actual Maputo), mas também para os principais mercados europeus, de Lisboa para Génova, Veneza e Flandres. Para além dos portugueses outros concorrentes europeus apareceram na corrida pelo controlo das rotas comerciais das especiarias da Índia, como foi o caso dos franceses, ingleses e holandeses, estes inclusive tentaram ocupar a ilha por duas vezes, em 1607 e 1608 e, não o conseguindo, devastaram-na pelo fogo.
 
Leia o trabalho completo através de  «MOÇAMBIQUE PARA TODOS» em
 
http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2010/02/ilha-de-mo%C3%A7ambique-estudo-da-fortaleza-de-s%C3%A3o-sebasti%C3%A3o-e-a-capela-de-nossa-senhora-do-baluarte-s%C3%A9cu.html
 

Este foi o 11º elo da corrente hospitalar que ligou Tavira a Goa; o hospital da Ilha de Moçambique foi instalado em 1507.
publicado por Henrique Salles da Fonseca às 09:22

mais sobre mim
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9





pesquisar
 
blogs SAPO