Elos Clube de Tavira

Abril 17 2010

Ler muito para ter ideias polidas

Ler para dar sentido às palavras da tribo humana

Potenciar a vida lendo muito e assim acabar sendo muito

Leitura é música para o espírito

Ler é instaurar uma nova realidade na pessoalidade

 

A escola toda vai parar para LER! - Sim, com planeamento idealizado pela coordenadora pedagógica, direcção e corpo docente, além das naturais trocas de experiências pessoais direccionadas para esse contexto letral, e, o bicho vai pegar; quero dizer: seremos todos pegos pela Leitura, pelas palavras. Já pensou? Todo mundo na unidade escolar vai parar e ler. Do porteiro à Directora. Que beleza de paralisação para adquirir conhecimento e cultura a partir da literatura. Alunos e professores, principalmente, vão ler por excelência e com enorme prazer de. Cada um lendo – e pensando o "LER" – como exercício laborioso de evolução em todos os sentidos. Ler e reflectir sobre. Ler gostosamente mesmo. Na bucha. Cada pessoa vai ler e ainda vai ter que indicar aos quatro ventos que belo livro está lendo. De preferência romance, clássico, obra-prima. E vai ser tudo devidamente registado desde o ler, o projecto e o andamento em si, a estrutura funcional dessa ideia encampada por todos, as resultantes até e os finais felizes, claro, avaliando o projecto em curso corrente. Ler para valer. Vai ter uma incentivada prática pedagógica para esse fito, numa inicial didáctica de cooptação, encantamento - vivificação da leitura - horizontes provocados para o dia todo especial do Verbo LER. Todos serão contemplados nesse encorajamento generalizado. Ninguém poderá relutar, alegar ignorância nesse propósito. Todos serão rigorosamente cobrados a ler e também a depor documentalmente sobre a leitura proposta. Falando a respeito do livro, do autor, do enredo, personagens, linha da história, isso antes, durante e no fim da empreita. Vai haver uma troca dessa magnífica "encantação" feito contações:

 

-O que você está lendo?

-Por quê?

-Vamos trocar depois?

-Depois que você ler você me empresta?

-Tem uma fila enorme de interessados na sua frente, Mano.

-Vamos ler o quê?

-Gostou? Gostou?

 

 

Silas Corrêa Leite

Santa Itararé das Artes, São Paulo – Brasil

Elos Clube de Itararé

publicado por Henrique Salles da Fonseca às 09:17
Tags:

Prezado CE Salles Fonseca-Presidente do Elos Clube de Tavira-Portugal:
Qão bom é perceber que a esperança continua a estar presente em nossoa dias e a persistência fala mais alto!
Qão bom é perceber a interação existente entre elistas!
Isso vem demonstrar que a Carta de Princípios Elistas está, mesmo, enraizada em nossos mentes e corações.
Parabéns! Divulgar ações que incentivam a leitura é estabelecer vínculos com o concreto e o abstrato, com o aprimoramento de nossa língua, com o caminhar pelas veredas dos sonhos, das fantasias, do conhecimento histórico e da vida global. É permitir que a pessoa dê um salto quântico para compreender a vida até pelas entrelinhas.
O Elos Clube de Itararé(SP-BR) é mobilizador do fator cultural em sua cidade. O envolvimento é geral. Portanto, este é um projeto que já nasceu vitorioso, pois que coloca uma cidade a ser leitora do mundo com olhos de elista.
É preciso reconhecer os esforços que são realizados em prol da cultura, essência fundamental ao crescimento e desenvolvimento individual e coletivo.
Contem sempre com o apoio desta Presidência do Elos Internacional da Comunidade Lusíada.
Saudações elistas.
CE Maria Inês Botelho-Presidente do Elos Internacional
Maria Inês Botelho a 18 de Abril de 2010 às 22:12

mais sobre mim
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9





pesquisar
 
blogs SAPO