Elos Clube de Tavira

Abril 06 2010

 

 

O LIVRO SERÁ LANÇADO EM 16 DE ABRIL NO CONSULADO DE PORTUGAL EM SÃO PAULO

 

Com a presença da maioria dos 15 autores do estudo será lançado o livro “400 ANOS PADRE VIEIRA – Imperador da Língua Portuguesa”, a partir das 19 horas do próximo 16 de Abril, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo (Rua Canadá nº. 324). O volume foi recém-lançado pela Fundação Memorial da América Latina com textos sobre o Padre Vieira, apresentados no Colóquio realizado no Memorial de 22 a 24 de Abril de 2008.

 

Trata-se de uma cuidada edição do Memorial que, sob a direção do Dr. Fernando Leça, cada vez mais se destaca no panorama cultural de São Paulo, do Brasil e da América Latina. Com 280 páginas, é uma das mais amplas interpretações da vida e obra vieirinas, graças à colaboração dos professores João Alves das Neves (coordenador e participante do Colóquio de Vieira), assinalando-se igualmente os trabalhos dos ensaístas portugueses Teresa Rita Lopes, José Eduardo Franco, Teodoro Antunes Mendes e António Lopes Machado, assim como dos professores brasileiros Hernani Donato, Carlos Francisco Moura, Eduardo Navarro, Maria Beatriz do Rosário Alcântara, Rita de Cássia Alves, Paulo de Assunção, Raúl Francisco Moura, Vera Helena Pancote Amatti e Luís Antonio Lindo.

 

Outras informações sobre o lançamento da obra em homenagem ao grande escritor e pregador de Portugal e Brasil, que foi o Padre António Vieira, podem ser obtidas na Fundação Memorial da América Latina, que patrocina o evento ao lado do Consulado Geral de Portugal em São Paulo e outras entidades.

 

[Foto_João+II.jpg] João Alves das Neves

http://revistalusofonia.wordpress.com

publicado por Henrique Salles da Fonseca às 08:45
Tags:

PE.ANTONIO VIERA.
UM ÍCONE. TIVE O PRAZER DE ASSISTIR A UMA PALESTRA SOBRE A VIDA E OBRA DELE , NA CASA DE PORTUGAL EM SÃO PAULO. RECOMENDO TAMBÉM A OBRA "SERMÕES ESCOLLHIDOS", COORDENADO POR JOSÉ VERDASCA.
CARINHO DE
ANA MIRANDA LUNA
SÃO PAULO
BRASIL
ANA MIRANDA LUNA a 6 de Abril de 2010 às 13:58

RECEBIDO POR E-MAIL:

Imperador, não se poderá chamar agora, que faliram os impérios. Escritor, enorme entre os grandes, que tanto merecia o respeito daqueles que diariamente aviltam a língua pátria, mas que gradualmente desaparecerá das antologias escolares, embora o que ensina (tirando uns desvios malabaristas do seu pensamento retórico) tenha tanta actualidade hoje e sempre. Ainda bem que vai ser lançado o livro "400 anos Padre Vieira", como forma de ir lembrando o que vamos esquecendo.
Berta Brás
Henrique Salles da Fonseca a 6 de Abril de 2010 às 21:46

Sempre se fala de Vieira como escritor e sempre se cala o papel tão importante que ele desenvolveu na política ao mais alto nível.
Na Igreja da Ajuda em Salvador (Bahia) proferiu o sermão "Polas Armas de Portugal contra as de Holanda" que incendiou a cena política no Brasil a tal ponto que passado um mês rebentou a chamada Revolta Pernambucana da qual resultou a expulsão definitiva dos holandeses do território brasileiro. Maurício de Nassau teve que fugir, entrou em conflito com o seu «patrão», o Príncipe de Orange (rei da Holanda), entristeceu (hoje diriamos que apanhou uma depressão) e refugiou-se nos seus domínios na Alemanha.
Mais tarde, o Padre António Vieira foi Embaixador itinerante do Rei D. João IV e no tempo de D. Pedro II foi para Roma onde passou a frequentar a «corte» da rainha Cristina da Suécia cujo «confidente», o Cardeal Azzolino, induziu o Papa a reconhecer a restauração da Soberania de Portugal depois da expulsão dos espanhóis.
E depois disto tudo ainda se glosa a literatura dele? Vieira foi um duplo herói de Portugal e mais valera que fosse nessa qualidade que o homenageassemos.
O meu livro "Exsurge Deus" trata exactamente desta faceta de Vieira e vai ser brevemente publicado (está no prelo).
Henrique Salles da Fonseca
Henrique Salles da Fonseca a 6 de Abril de 2010 às 22:01

mais sobre mim
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9





pesquisar
 
blogs SAPO