Elos Clube de Tavira

Fevereiro 11 2010

 

Em 23 de Março próximo, o Elos Clube de Tavira completa 25 anos.
 Tratou-se, como todos recordarão,  de uma iniciativa de um grupo de tavirenses que, numa perspectiva puramente cultural,  despida de quaisquer intenções materiais, resolveu adoptar o ideário elista, instalando em Tavira uma unidade afecta ao referido Movimento.
 Os Elos Clube foram criados há 50 anos em Santos (Brasil), por Eduardo Dias Coelho, um médico de origem portuguesa,  e tinham como primordial intento preservar a cultura  e um fraterno entendimento entre os povos, de que o Humanismo lusíada deu provas em todo o Mundo, ao longo dos séculos.
 O Elismo cresceu,  espalhou a sua mensagem por todo o Brasil, volveu a Portugal, esteve em África, rumou até ao Oriente.
 O Elos Clube de Tavira, de que foi fundador e primeiro Presidente o Dr. Jorge Correia, manteve-se, ao longo destes 25 anos, vivo e actuante, tanto do ponto de vista da propagação da mensagem elista, a nível Movimento, como, relativamente a Tavira, no desempenho de uma função cultural, nas suas reuniões, palestras, Jogos Florais e outras iniciativas.
 O Monumento evocativo das Descobertas, oferecido pelo Elos Clube de Tavira à cidade foi um dos momentos altos em que, mais uma vez, ficou demonstrada a capacidade e o empenho desta associação em servir a comunidade sem dela se querer servir.
 Preside neste momento à sua Direcção, o Dr. Henrique Salles da Fonseca, cujas prioridades assentam na continuidade das acções que demonstram a sua vivacidade como instrumento da cultural local, mas também na abertura do Clube à grande Comunidade Lusíada, seja na América, em África ou no Oriente, fazendo jus à perspectiva global que se pretende para o Elismo.
 Um quarto de século na vida de uma associação com provas dadas é uma referência importante. Aqui fica a nota que nos parece merecida, com os votos de longa vida.
     Luís Maria de Melo Horta
Presidente da Mesa da Assembleia Geral
publicado por Henrique Salles da Fonseca às 09:50

mais sobre mim
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9





pesquisar
 
blogs SAPO